sexta-feira, 24 de abril de 2009

ATÉ ONDE VAI A MINHA LIBERDADE RELIGIOSA

A questão relacionada à liberdade de se cultuar o CRIADOR de forma livre, sem barreiras e sem preconceitos, sempre foi tema que oferece as mais variadas posições em termos de entendimento.
A história da humanidade está marcada pelos fatos mais tristes em relação ao relacionamento do ser humano no campo da religiosidade.
Às vezes, melhor seria, que DEUS fosse uma mentira; que DEUS fosse uma pura invenção da limitação do homem, a tê-Io saudado e cultuado por guerras; por matanças de irmãos; por fábricas de armas; por ofertas das mais absurdas.
Diz o mandamento - não matarás.
Paremos um pouco e meditemos sobre a trajetória do ser humana neste nosso Planeta Terra.
De que serve ir à missa, confessar e comungar todas as semanas: que valor real e concreto tem andar com uma Bíblica embaixo do braço, ir ao culto, cantar, gritar, bater palmas e dizer o sangue de Jesus tem poder; qual o real valor de se ir à Tenda de Umbanda, ser vibrado por um.espírito sob a forma de CABOCLO, PRETO VELHO ou EXU; ir a uma reunião de mesa kardecista, ir à Rosa Cruz, à Sociedade Teosófica, ou a qualquer outro grupo de caráter religioso se continuamos em miséria material e moral; se continuamos a agredir o meio ambiente; heranças essas que vêm do passado distante, decorrentes da ignorância e da maldade da· maioria dos habitantes deste Planeta.
O primeiro passo que a SAGRADA LEI DE UMBANDA nos dá no sentido de nossa reforma íntima, num processo de reeducação espiritual é CONHECER-SE A TI MESMO.
O homem, ou seja, o ser humano, e, especialmente, o médium de Umbanda, tem que saber quem ele é. Quem somos nós? De onde viemos? Quando e como assumimos o compromisso de vir a trabalhar nesta SAGRADA LEI DE UMBANDA.
A UMBANDA nos ensina o entendimento entre as Nações e as Religiões.
Devemos falar a todos, sem exceção, somos irmãos, pois as nossas formações têm uma só origem: ZAMBI.
Canta a UMBANDA: Foi Zambi quem criou o mundo, só ZAMBI pode governar, Foi Zambi quem criou as estrelas, só ZAMBI pode governar; foi Zambi quem criou as estrelas, que criou as matas, lá no Juremá...
A UMBANDA nos leva para a proscrição dos conflitos armados; para o efetivo combate à miséria; à violência e à ignorância; em esforço permanente das sociedades humanas, pois a sua essência originada no PLANO ASTRAL foi traçada para que de seus trabalhos tenhamos conseqüências benfazejas para toda a humanidade.
A UMBANDA é uma ação conjunta de espíritos situados no plano sideral e no plano da encarnação em experiência para a reeducação espiritual.
Quando PRETO VELHO canta: DEIXA A UMBANDA MELHORAR... ELE está nos alertando para a necessidade de nossa reforma íntima para que ELES possam fixar de fato e de direito o que ELES têm para nos orientar.
A SAGRADA LEI DE UMBANDA carrega na sua simplicidade a resposta dos CÉUS às angústias da Terra.
Respeitemos todos os guias que vieram a Terra iluminar a humanidade, sejam quais forem as doutrinas que nos legaram. Todas elas trazem como fundamento: DEUS - ZAMBI - OLORUM - ADONAI - ALÁ - JEOVÁ (DEUS tem muitos nomes, mas DEUS é um só), a imortalidade, a divina justiça, o amor, porquanto n obres guias espirituais que eram.
Entretanto, o guia que mais se destacou, que legou um princípio básico, foi JESUS, com a missão do CRISTO - um novo mandamento eu vos dou “amai-vos uns aos outros tanto quanto eu vos amei.
A UMBANDA não tem dogmas. Não tem barreiras. Dá ao ser humano a plena liberdade de pensar para que possa raciocinar.
Não se limita a UMBANDA.
Não se a coloca no patamar repetitivo de dogmas que não mais podem ser aceitos e praticados, no momento em que somos chamados para a transformação pela qual este nosso lar, o PLANETA TERRA está passando.
A nossa liberdade religiosa vai até o ponto em que saibamos o que devemos e temos para fazer, mas sempre com tolerância e muito, mas muito amor.

Pedro Miranda - Médium Dirigente da Cabana do Mestre Omulu - CAMEO -, da Tenda Espírita São Jorge - TESJ, Presidente da UEUB

Nenhum comentário:

Postar um comentário