quinta-feira, 2 de abril de 2009

Jornada do Saber

A União Espiritista de Umbanda do Brasil realizou neste domingo, dia 29 de março, em sua sede, o evento Jornada do Saber - Conversação sobre a finalidade espiritual da Umbanda. Dentre os irmãos presentes, destacamos: Adolfo Marques dos Santos, do Centro Espiritualista Universal, autor de diversos livros, dentre eles O Evangelho e a Lei de Deus e Adventos Crísticos; Antônio Mendes, Dirigente Seara de Umbanda do Cruzeiro Divino, com sede em Seropédica: Mauro, da Casa Cristã Caridade Irmandade Batuíra e Pai Miguel das Almas; Alexandre Gonçalves, Vice-Presidente da Tenda Espírita São Jorge; Marizeli Marques Sampaio, da Tenda Espírita São Jorge; Antonio dos Santos Filho, da Tenda de Santa Luzia; Nelson Arruda Filho, da Cabana do Mestre Omulu, Esmeralda da Oxum, Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição; Maria Cláudia Peralva; Maria José de Almeida; Amélia de Castro e outros irmãos.
Após a prece inicial, o irmão Pedro Miranda falou sobre a Mensagem Espiritual da Umbanda
para a Humanidade e a responsabilidade dos médiuns de Umbanda no contexto de violência do dias atuais.
O irmão Adolfo Marques dos Santos teceu considerações sobre a diferença entre Jesus e Cristo; a responsabilidade espiritual do Brasil – Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho; o papel de Maria, mãe de Jesus e de toda humanidade; a relação de Maria com a Umbanda – as várias tendas que trazem Maria como patrona: Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, a primeira tenda fundada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, Tenda Espírita Nossa Senhora da Guia, Tenda EspíritaNossa Senhora do Monte do Carmo.
O irmão Antônio Mendes declarou que há necessidade dos médiuns e dirigentes procurarem a evangelização para o aprimoramento das mensagens trazidas pelas entidades.O irmão Mauro disse que nós, Umbandistas, devemos estar preparados para o cumprimento de nosso compromisso espiritual.
Pedro Miranda lembrou que no sincretismo temos a presença de Santo Antônio nos pontoscantados, ora como Ogum, ora na gira de Preto Velho e ora na Gira de Exu. A que se deve esta importância? Disse Adolfo Marques dos Santos que Santo Antonio foi um dos maiores pregadores do cristianismo e não do catolicismo. Os fatos relacionados a sua mediunidade repercutem até os dias de hoje. Foi um grande médium. Certa vez estava pregando numa cidade e se desdobrou indo a outra cidade para defender seu Pai.
Outra história que mostra a grandeza de Antônio foi quando, em uma pregação, foi alvo de irmãos mal intencionados que cortaram as cordas de sustentação do palco armado para este fim. Apesar do chão afundar sob seus pés, Antônio não caiu e continuou pregando, suspenso no ar. Isso explica sua presença nos diversos pontos de vibração nos trabalhos de Umbanda.
Antônio de Pádua e Francisco de Assis continuam seu trabalho junto a nós.
Às 18 horas a reunião foi encerrada com a prece de agradecimento.
Durante a realização do encontro médiuns videntes puderam assinalar a presença de várias entidades vibrando na sala de reunião.
A próxima reunião será dia 31 de maio com lembrança do trabalho de Joana D’Arc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário