quarta-feira, 17 de junho de 2009

Bambina Bucci - uma saudade

Como homenagem a nossa irmã Bambina Bucci, grande lutadora pela causa umbandista, que desencarnou no último dia 7 de junho, retornando, assim à Pátria da Espiritualidade, de onde, temos certeza continuará a nos dar forças para continuar a luta, reproduzimos este belo depoimento que recebemos por e-mail e o convite para homenagem que será prestada a esta incansável lutadora.
BAMBINA: UM EXEMPLO DA IMPORTÂNCIA
DAS MULHERES NA UMBANDA
*Tanya Nunes

Raríssimas religiões permitem que a mulher comande suas cerimônias. A maioria - em todo o mundo - é norteada por homens, sem chance para que as mulheres exerçam sua religiosidade à frente dos cultos. Sempre são relegadas a um segundo plano.
As religiões mediúnicas no Brasil, ao contrário, privilegiam a mulher, líder natural nos centros umbandistas, candomblecistas e kardecistas.
Conheci meu marido, Átila Nunes Filho, graças à minha saudosíssima sogra, Bambina Bucci, quando passávamos férias no sul de Minas Gerais, há cerca de 30 anos. Jamais esquecerei a frase dela quando me conheceu ao lado de meus pais. Eu tinha 18 anos e ela disse: "você será minha nora e me dará netos".
A previsão mediúnica aconteceu. Casei com o Átila e tive dois filhos: o Átila Nunes Neto e o Átila Alexandre Nunes. Tenho 2 netos: o Diego Átila Nunes e a Amanda. Somos uma família unida e extremamente feliz.
Minha sogra Bambina sempre foi o braço direito de meu sogro Attila Nunes de quem foi companheira até ele fazer sua passagem em 1968. Ela era brasileira, descendente de italianos, tendo nascido em Batatais, no Estado de São Paulo, no dia 10 de junho de 1920
Em 1948 nasceu seu único filho, Átila Nunes Filho, deputado sempre eleito e reeleito pelos umbandistas, desde 1970. E foi exatamente neste ano que ela e o marido criaram o Programa Melodias de Terreiro, que está no ar desde essa data.
Inteligência viva, temperamento nervoso, agitado, Bambina Bucci fez o ginasial no Rio, completou seus estudos na terra bandeirante e diplomou-se na Escola Normal de sua terra natal.
Ingressou no rádio em 1940. Locutora, rádio-atriz, produtora de programas, umbandista convicta e dotada de grande facilidade de escrever, produziu dezenas de preces e poemas, destacando-se Mensagem da Fé, Oração do Enfermo, Prece ao Alto, Mensagem de Oxalá, Prece do Cruzeiro das Almas, Oração à Mãe de Jesus, Gratidão, Creio em Deus, Meditação, Procura a Tua Luz, Oração dos Cegos, Caboclo da Mata, Sete Penas Brancas, Mensagem de Lázaro e Prece do Presidiário.
A metapsíquica sempre exerceu grande fascínio sobre Bambina Bucci que, possuindo dons extraordinários de vidência-auditiva, prestou bons serviços aos que a procuravam imbuídos de fé.
Grande parte de sua vida foi dedicada ao estudo do sobrenatural e dos fundamentos do espiritismo em todas as suas formas, principalmente no que tange ao culto religioso da Umbanda. Seu espírito de curiosidade, entretanto, leva-a a voltar, também, suas atenções ao esoterismo e até mesmo ao agnosticismo, doutrina que declara o absoluto inacessível ao espírito humano.
Vereadora eleita e reeleita por 16 anos para a Câmara Municipal do Rio, autora de dezenas de leis municipais que garantiram a igualdade religiosa, Bambina Bucci produziu e apresentou durante três décadas o Programa Melodias de Terreiro, o mais antigo programa do rádio brasileiro. Hoje, o programa é produzido e apresentado pelo Átila Nunes Filho e pelo Átila Nunes Neto, na Rádio Metropolitana AM 1090 do Rio de Janeiro, podendo ser acessado na primeira rádio web de Umbanda do Brasi através do
http://www.radiomelodiasdeterreiro.com.br/
Minha sogra Bambina Bucci foi uma das extraordinárias mulheres que dedicaram – e continuam dedicando – sua existência às religiões mediúnicas. Seu carisma e liderança serviram ao Bem, contribuindo para a luta contra a intolerância religiosa e para a liberdade de culto.
Bambina não foi apenas o símbolo feminino da luta contra o preconceito religioso. Ela se tornou o ícone da importância da mulher nos cultos afrobrasileiros.
Na próxima segunda-feira, dia 22 de junho, estaremos reunidos numa cerimônia simples em sua memória no Templo de Oxosse. Sei que ela continua viva no Astral Superior, mas tenho muitas saudades dela. Muita mesmo.

* Tanya Nunes é advogada e consultora dos Programas Melodias de Terreiro (Rádio Metropolitana AM 1090) e Reclamar Adianta (Rádio Bandeirantes AM 1360)

CONVITE
Dia 22, às 18h, Pai Marcos realizará uma cerimônia em memória à Bambina Bucci no Templo de Oxosse, situado à Av Dom Helder Camara (antiga Avenida Suburbana), número 6162, Pilares, perto do Norteshopping, saída 4 da Linha Amarela.

5 comentários:

  1. Ouvi muito o programa Melodias de Terreiro, por indicação de meu falecido irmão.
    Era muito bom ouvir a irmã Bambina.

    Muita luz e paz em seus caminhos na Pátria Espiritual.

    Edvaldo Gonçalves
    edvaldo1962@globo.com
    http://onibusemdebate.fotopages.com/

    ResponderExcluir
  2. Fui operador de gravação do programa "Melodias de Terreiro" durante uns dez anos na Rádio Rio de Janeiro, aprendi muito com a grande amiga Bambina Bucci,ela estará sempre viva em minha memória OBRIGADO AMIGA DE CORAÇÃO, VOCÊ ME ENSINOU A TER UMA GRANDE ADMIRAÇÃO PELOS UMBANDISTAS.Beijos do seu amigo Sérgio Melo

    ResponderExcluir
  3. Tive uma benção de Deus ao conhecer a saudosa voz da irmã Bambina atraves das ondas da radio Rio de Janeiro no final dos anos 80 até 1998 aproximadamente. Eu morava em Santos, litoral de SP e aguardava ancioso chegar as 22 horas de domingo para tentar ouvi-la (era tão dificl conseguir sintonizar...).
    Conversei várias vezes com esse Divino Ser pelo telefone...
    Que saudades....Um dia quero conhece-la pessoalmente Irmã...

    Hoje dia 08 de janeiro de 2011 vi essa notícia de sua partida...

    Axé

    Fábio Nunes
    fabionunes29@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente,descobri tardiamente o falecimento de nossa irmã Banbina,grande mulher,guerreira ativa pelos direitos de nossa sagrada umbanda,que Oxalá guarde o espirito de nossa irmã,mais tenho certeza que continua cumprindo sua missão,junto a todas entidades espirituais,nos olhando lá da Aruanda.Um abraço forte a todos de sua familia.Saudades

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre ouvi o programa melodias de terreiro com a irmã Bambina,me transmitia muita paz,não a conheci pessoalmente,mas várias vezes conversei com ela ao telefone,que saudade!!!!!
    Gisely

    ResponderExcluir