quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ainda a intolerância

Nosso blog começou lamentando a demonstração de preconceito religioso num cenário em que isso era inimaginável - uma casa de ensino, que teoricamente deveria trabalhar para que tais práticas virassem passado em nossa sociedade.
Agora, voltamos ao assunto. Desta vez a vítima foi nosso irmão Joelmir que, na calada da noite, teve sua casa de culto - Tenda Santa Sara Khali Tsara Antal Kóczé - invadida e depedrada. Como nada de valor foi levado, ficou claro que tal fato se prende ao tão combatido na teoria, mas, infelizmente, parece que aceito na prática.
Reproduzimos aqui parte e-mail recebido de nossos irmãos Átila Nunes Filho e Átila Nunes Neto, porque julgamos de vital importância pensarmos e repensarmos nas questões por eles levantadas:
Repete-se assim, ato de intolerância religiosa que vem se tornando recorrente no Estado do Rio de Janeiro, apesar dos esforços de todos os umbandistas e candomblecistas visando sustar atos de violência religiosa.
Pelo visto, todas essas ações serão inúteis, diante da ausência de uma ação dura, enérgica, por parte das autoridades constituídas, a começar pelo Ministério da Justiça, que comanda a Policia Federal, que deve agir em conjunto com a Polícia Civil dos Estados e os Ministérios Públicos Federal e estaduais.
O crime de intolerância religiosa vem se alastrando no país através de fanáticos que saem das fileiras das seitas eletrônicas que proliferam graças a programas de TV que, além de agirem como caça-níqueis, ainda estimulam o ódio religioso.
Cadê a Anatel, agência reguladora que deveria fazer cumprir a Lei Geral de Telecomunicações que proíbe isso?
Cadê o Ministério da Justiça, surdo, cego e mudo diante desses atos de fanatismo?
Cadê o Ministério Público tão vigilante da Lei, mas que até hoje não se manifestou de forma vigorosa?
Não é possível que fiquemos SOZINHOS nessa luta contra a intolerância religiosa!
Estamos enfrentando máquinas de ódio religioso encasteladas em programas de rádio e TV, sob absoluta complacência do governo federal. Esses programas atuam na lavagem cerebral de gente ignorante que acaba convencida de que os seguidores dos outros credos sãoadoradores do demônio.
Vamos agir dentro da lei, como sempre, junto ao MP, o governador Sergio Cabral e o Secretário de Policia Civil.
A Polícia, quando quer, acha criminosos. Se quiser, achará os invasores dessa Tenda. Por isso, não podemos deixar passar em branco a ação policial nesse episódio. É SUA OBRIGAÇÃO investigar e achar os invasores.
Por isso recorremos ao governador Sergio Cabral, autoridade máxima no Estado.
Isso não exime, contudo, a ação do Ministério da Justiça. A não ser que estejam esperando uma morte acontecer.
Uma das questões a ser pensada é exatamente a expansão sob a tutela do Estado de veículos de comunicação de massa, em uma sociedade laica, estarem nas mãos de grupos religiosos e prestarem um não serviço à sociedade quando veiculam programas em que se colocam como únicos representantes legais de Deus na Terra, como se o Altíssimo lhes houvesse dado procuração, e todos os que não comungam de seus credos teriam, claro, a procuração do Diabo.É preciso, sim, que a Anatel se pronuncie e coloque um freio para que não nos tornemos mais uma nação em que as questões religiosas acabam virando guerras civis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário