quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Umbanda comemora seu aniversário na ALERJ

No dia 16 de novembro de 2009, como um dos festejos comemorativos dos 101 anos da mensagem do Caboclo das Sete Encruzilhadas, irmão presidente da União, Pedro Miranda, participou da festividade realizada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, sob a orientação do Deputado Estadual Átila Nunes e de Átila Nunes Neto. A ALERJ, com plenário e galerias lotados, transformou-se num grande terreiro.

Várias apresentações de ogãs, de grupos artísticos e a apresentação de um coral formado de umbandistas deram um toque especial ao evento.







Foram feitas algumas homenagens a incansáveis batalhadores pelo reconhecimento e respeito a Umbanda, entre eles o ator Milton Gonçalves, a atriz Chica Xavier e a professora de Literatura Brasileira na Escola Municipal Pedro Adami, em Macaé, município do Rio de Janeiro, Maria Cristina Marques. Para quem não lembra a professora foi punida por trabalhar com suas turmas uma obra – Lendas de Exu – recomendada pelo Ministério da Educação. A professora, em sua fala, lembrou que não se ensina História da Grécia, do Egito e de tantos outros povos sem se falar de seus mitos e de suas lendas. Nada mais natural, portanto, que se falem das lendas africanas no momento em que o Governo Federal tornou obrigatório em todos os níveis de ensino a disciplina de História da África. Vale ressaltar que, embora umbandista, a professora não estava ministrando uma aula de religião.

Deste modo, como nos ensinam nossos amados pretos velhos e pretas velhas, devagar, devagarinho, vamos nos fortalecendo. Saravá Umbanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário